Você sabe o que cirurgia ortognática?

Cirurgia ortognática é famosa por remodelar o posicionamento do maxilares, trazendo uma mudança significativa na face do paciente. Essa operação é atribuída a pessoas que têm um crescimento ósseo do maxilar superior e inferior em excesso,pouco desenvolvido ou a combinação dos dois, causando deformidades no rosto e problemas na mordida.

Para quem é indicado a cirurgia ortognática?

A cirurgia é indicada para pacientes que têm dificuldades em mastigar corretamente, alguns casos de dificuldades de respiração pelo nariz, ou seja, para pessoas com problemas funcionais e também relacionados a estética facial,devido a deformidade de crescimento dos maxilares.

Uso de aparelhos dentais

Antes da cirurgia é necessário o uso de aparelhos ortodônticos, pois se os dentes estiverem tortos e com alturas diferentes, fica difícil fazer o encaixe no lugar certo durante o tratamento.

Como é o procedimento?

Essa cirurgia é realizada na parte interna da boca e, raramente, é feito com corte no rosto. Dependendo da cirurgia indicada,deve-se “soltar” o maxilar superior, a mandíbula que é a parte inferior e, às vezes todos eles e o queixo em algumas situações. Para fazer a colagem em uma nova posição usam-se placas e parafusos de titânio.

Como é realizada a reabilitação pós-cirúrgica?

Alterações que são inerentes ao procedimento como formigamentos na face, inchaço, dor e dificuldade de abrir a boca e obstrução nasal são transitórios e podem ocorrem. O paciente que se submeter a uma cirurgia Ortognática irá ficar um período de 20-30 dias com restrição a alimentos mais consistentes devido ao bloqueio intermaxilar,onde a boca fica travada através do uso de elásticos colocados entre o aparelho ortodôntico superior e inferior . A dieta será líquida/pastosa e a mudança para alimentos mais consistentes é gradativa. Repouso relativo, com afastamento de atividades físicas por um período de 15 dias também são indicados.

“Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *